Seja bem vindo(a)

Seja Bem Vindo(a)! -

sábado, 26 de fevereiro de 2011

ENDIVIDAMENTO

Não se endividar a qualquer custo


Na tentativa de suprir a insuficiência de capital de giro, muitas empresa utilizam empréstimos de custo elevado. Como regra, qualquer dinheiro captado a um custo maior do que 1,17% ao mês (ou 15% ao ano) em termos reais, é incompatível com a rentabilidade normal da empresa que é de 15 % ao ano, também em termos reais. Assim, uma linha de crédito de curto prazo que hoje não custa menos do 2% ao mês em termos reais, é claramente antieconômica.

O financiamento de capital de giro a uma taxa real maior do que 1,17% ao mês, pode resolver o problema imediato de caixa da empresa, mas cria um novo problema - seu pagamento.

O administrador tem consciência da inviabilidade do custo financeiro dos financiamentos de capital de giro. Ele tenta ganhar tempo, esperando que uma melhora posterior nas condições de mercado da empresa permitam pagar o capital de terceiros. Todavia, quando a recuperação das vendas acontece, a empresa já acumulou um estoque de dívidas cujo pagamento será impraticável.

Nenhum comentário:

Palestras e Cursos

Se você tiver interesse posso proferir uma palestra na sua empresa ou para um grupo de pessoas sobre: 1- Planejamento Financeiro; 2- Orçamento Público; 3- Execução Orçamentária; 4- Balanço Orçamentário; 5- Fluxo de Caixa; 6- Controle de Estoque; 7- Planejamento Domiciliar; 8- Empreendedorismo. Contato: jmconsultoriass@hotmail.com

Faço cálculo trabalhista e declaração de IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física).

Postagens Populares

Vídeos Engraçados

Anuncie Aqui.

Contato: jmconsultoriass@hotmail.com